viernes, 26 de marzo de 2010

Foro 2

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29 comentarios:

  1. Nos tempos que decorrerem é impensável, até mesmo surreal, pôr de parte as novas tecnologias. Cada vez mais, reflectimos uma sociedade da era da informação/comunicação, nisto , não podemos criar falsas quimeras, dizendo que a evolução não é real nos parametros da educação. Perante um mundo mais digitalizado, a nível de informação, onde varias lacunas dos metódos mais expositivos são preenchidos com uma outra realidade digital, virtual... é dificil não participar nesta explusão de mudança a nível das novas tecnologias. Como já foi referido, é importante que a escola possa e deva desenvolver meios que possam usufruir do que há de vantangoso nos mass-media, das novas tecnologias em geral. Porquê lutar contra algo,que nos pode ser benefico, se podemos, como futuros profissionais da educação, tirar proveito positivo, e assim, de maneira mais eficaz, adaptar-nos as novas exigências da sociedade, com novos metódos de ensino, onde a orientação e preparação dos alunos é tida em conta para uma boa prática de seleccção consciencializada da informação? Não será assim, uma boa maneira de chegar a esta nova geração, que nasce ja com a realidade virtual correndo fortemente pelas veias? É de todo errado tirar proveito das vantagens que este mar de informação, que hoje nos é disponivel, através destas maravilhosas tecnologias..?

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  2. Agora:

    Olá a todos :)
    Sou a Silvana, aluna da Universidade de Coimbra, estou actualmente a frequentar o curso de Ciências da Educação, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
    Relativamente à cadeira de Tecnologias da Educação, acho que se encontra bem enquadrada no presente currículo, pois mais que nunca vivemos numa sociedade de informação/comunicação, onde as novas tecnologias reinam, e onde devemos estar sempre preparados para a mudança.
    Em relação a esta experiência , é uma boa forma de mantermos contacto com alunos que se encontram noutro contexto que não o nosso, podendo assim experienciar várias vivências e opiniões!!!

    Foro 2
    Actualmente, vivemos numa sociedade onde a educação e a formação não são exclusivamente dirigidas para os jovens, mas onde cada vez mais a educação e formação de adultos está presente. De entre os vários objectivos, esta formação, permite aos adultos acompanharem a mudança que a sociedade à sua volta vai ultrapassando. Vivemos na era das novas tecnologias da informação e comunicação, e devemos estar preparados para sabermos lidar com este novos meios que se nos apresentam, pois o ser humano não se pode tornar estático, tem de acompanhar a evolução do meio/contexto onde se encontra. Neste sentido a escola tem um papel fundamental , pois como é referido no texto:” la escuela de hoy busca incesantemente recuros en la sociedad en la que está enserida”, ou seja, a escola rege-se através dos acontecimentos que se vão sucedendo na sociedade, acompanhando-a. Assim sendo, na sociedade actual, a escola adopta um papel de orientador , pois ajuda-nos a perceber, no meio de tanta informação que nos se depara, qual aquela que realmente nos interessa, sob o ponto de vista de ser a mais importante. Os próprios professores, devem adoptar meios e estratégias de ensino cada vez mais modernas ecapazes de responder as exigências do mundo actual.

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  3. Existem vários motivos que tornam indispensável uma educação para os meios de comunicação e informação. Desde a saturação destes na sociedade contemporânea que incrementa seu consumo, à influencia ideológica dos meios e mesmo às novas exigências que estes colocam no mercado de trabalho. Assim a escola tem um papel impar na transmissão de competências tanto instrutivas como críticas para a utilização correcta destes.
    É indispensável considerar os seus efeitos nas sociedades actuais, que como refere Margarita Sachez, podem passar por efeitos cognitivos, afectivos ou conductuais. Se é certo que os media tem apresentado uma influencia positiva na sociedade actual, passando pela maior facilidade de acesso à comunicação, a igualização de oportunidades de acesso, até mesmo pela extensão de ofertas formativas, temos de considerar que as TIC também apresentam desvantagens do ponto de vista de transmissão de valores, condutas e comportamentos afectivos errados que influenciam negativamente sobretudo a população mais jovem.
    É imprescindível como referi anteriormente uma educação para os meios e uma educação com os meios, no entanto os próprios meios tem de adequar os seus conteúdos aos utilizadores, e os próprios utilizadores tem de apresentar discernimento na escolha dos conteúdos a que acedem, caso estes não tenham idade os seus educadores (pais ou professores) devem supervisionar a sua utilização.
    De facto não é tarefa fácil controlar os conteúdos transmitidos nestas novas tecnologias, no entanto, apesar de ser praticamente impossível controlar o grande motor de informação que é a Internet, com uma formação adequada que torne o público sensível, crítico e conhecedor, bem como com um supervisionamento do público mais jovem para a utilização correcta, podemos evitar posições de submissão total aos meios, ou de fobia tecnológica e guiar os utilizadores na óptica do consumo consciente, crítico e competente destes meios.

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  4. Foi no fim do século XX, que vários sectores da sociedade em geral, designadamente no ensino, viram desenvolvida a era tecnológica. As novas tecnologias têm tido assim uma enorme relevância na nossa sociedade a vários níveis, designadamente na formação da sociedade em geral, ou mesmo na formação dos docentes, mais especificamente.

    Perante este panorama, os profissionais da educação têm aqui um papel fundamental a desenvolver e a ter em conta, ou seja, proceder à orientação dos alunos de forma a que estes consigam identificar e posteriormente seleccionar a informação que pretendem e que é realmente importante, conseguindo assim alcançar uma visão mais crítica do mundo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em que vivemos. Desta forma, um dos objectivos tidos em conta por parte dos meios de educação passa essencialmente por tornar os utilizadores das TIC, pessoas activas, conscientes e críticas.

    É importante ainda apelar para a importância dos meios de comunicação social (mass media), pois estes têm um papel cada vez mais essencial na sociedade em que vivemos, contribuindo eficazmente para a divulgação de imensos conteúdos informativos, o que se torna um factor benéfico a ter em conta por parte das escolas para que estas instruam os alunos e os chamem"à atenção" tendo como base estas noções.

    Torna-se assim imprescindível, cada vez mais a aplicação e respectiva utilização dos recursos tecnológicos na sala de aula, (implantação de PC's com acesso à Internet, por exemplo), potencializando também desta forma, os docentes de conhecimentos acerca da maneira como estes devem interagir em aula através destes recursos tecnológicos com os alunos. Tudo isto tem com o objectivo de dotar a convergência de ideias e conhecimentos através do apelo aos recursos tecnológicos.

    Em suma, a escola tem um importante papel no que toca à formação da sociedade na sua generalidade, mas acompanhando sempre as mudanças que vão surgindo ao longo dos tempos, numa sociedade em constante mudança e desenvolvimento em que a informação é algo cada vez mais abundante e mais diversificado, inserida numa plataforma digital.

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  5. De facto, motivos não faltam para não haver uma separação da educação e nos novos meios de comunicação e informação. Com o mudar dos ventos, todos temos de ir ao encontro de um mesmo chão, a verdade é mesmo essa, o mercado de trabalho está cada vez mais saturado de novas tecnologias,assim como o ensino mais tradicional está a perder-se cada vez mais, a realidade é que temos de ser capazes de nos adaptar a essas novas situações, e de bom modo, levar o desenvolvimento do Ser, pela auto-educação, se eu não sou capaz de me educar, como vou educar? É impensável, pôr de parte todos os efeitos, todas as influências cognitivas, afectivas ou conductuais que a sociedade de hoje acarreta. A influência dos media, tem sido positiva, assim como negativa, é verdade sim, que abriu novos horizontes, a nível da facilidade de acesso a informação para o novo conhecimento de diversos temas, assim como é também, promotora de igualdade de oportunidades. Mas como referi, neste mar de informação, nem tudo é claro e límpido, entre o branco e preto, existem sempre as escalas de cinzento, quero dizer com isto que, por um lado mais negro da evolução extrema das TIC, esta nova geração electrónica, remete para um ensino mais baseado em dinâmicas, onde tudo que é aprendizagem tem de ser no sentido de diversão, lazer e dinâmico, colocando de parte, tudo que exposição teórica, isto é, o que os alunos das novas gerações conotam de “ aulas de seca”. Estes termos surgem,em parte, por cada vez mais, tudo que é leque de informação ou meios de lazer tem tempos muitos limitados,os documentários tem usualmente vários intervalos que contem publicidades também de curta duração, levando a que a concentração num determinado assunto durante um longo período de tempo vai caindo numa decadência, no retrocesso, em vez de haver alimentação para o desenvolvimento e progresso da mesma. É de facto impossível controlar os media, as Tic, o mundo virtual... mas não é de todo impossível criar e adaptar métodos e estratégias orientadas para uma boa prática, para uma diminuição dessa dependência e para a auto-educação e do desenvolvimento do próprio eu.

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  6. Reflectindo um pouco sobre tudo o que já foi dito e sobre o que eu já disse anteriormente,é inegável que os mass media e as novas tecnologias nos trouxeram inúmeras vantagens e benefícios.Uma prova disso é a possibilidade de estarmos a participar nesta experiência de intercâmbio através de um blog, onde existe simultaneamente a participação de alunos e professores.

    O texto "Blogs:uma estratégia e um recurso pedagógico" da Professora Maria João Gomes reflecte sobre esta mesma temática dos blogs, referindo que a utilização dos blogs como espaço de intercâmbio, permite que a esta actividade assuma uma nova forma, mais permanente, mais visível e mais colaborativa. Aliás os blogs tem sido utilizados como recurso e estratégia pedagógica (como refere o nome do texto), servindo de espaço de integração, de acesso a informação especializada e até como portefólio digital.

    As próprias aulas de Tecnologia Educacional são a prova das possibilidades e vantagens que as tecnologias nos trouxeram, pois nesta unidade curricular temos a possibilidade de aceder a uma plataforma virtual (TelEduc), onde podemos comunicar com os colegas e com a professora, onde temos acesso a material de apoio, e onde estamos a desenvolver um portefólio individual e um de grupo.

    Penso que o que referi são alguns bons exemplos dos benefícios e possibilidades que as novas tecnologias nos podem trazer. É claro que como em tudo na vida existe o lado negativo, mas cabe a todos nós, trabalhar no sentido de atenuar o lado negativo e tirar o máximo proveito do positivo.

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  7. Apesar de ter salientado especialmente os aspectos positivos que as novas tecnologias nos oferecem, é certo que tem havido uma crescente preocupação com o valor pouco ou mesmo nada educativo dos mass media. Apesar de tudo isto é preciso tomar consciência que os mass media constituem uma nova realidade educativa, e assumem um lugar cada vez mais influente na nossa sociedade.

    É necessário que se trabalhe no sentido de formar cidadãos críticos, como refere o título do texto ("La formación de ciudadanos críticos. Una apuesta por los medios.", que se tornem espectadores e consumidores atentos e mais exigentes.

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  8. Na verdade, como já tinha referido, os media tiveram um papel preponderante no desenvolvimento da sociedade e, é certo também que é através do meio escolar que o aluno adquire as capacidades primárias para a sua aprendizagem futura. É aqui, no desenvolvimento do aluno, que o professor tem de possuir um papel relevante sabendo sempre apoiar-se e cada vez mais, nos recursos tecnológicos para o efeito e acompanhando posteriormente o avanço destes conforme forem evoluindo.

    Os meios tecnológicos de que tanto se fala, tornaram-se o principal recurso por parte dos alunos em relação à pesquisa de informação, como por exemplo os motores de busca, como é o caso do Google, que facilita a pesquisa de informações devido à facilidade e rapidez com que se podem encontrar.

    É certo, que a Internet possui um vasto sistema de informação, sendo considerada uma “ferramenta essencial” na obtenção desta nos dias de hoje. Mas, em contrapartida, esta informação nem sempre é fiável pois muitos dos conteúdos informativos que lá encontramos não correspondem à realidade, o que se torna uma evidente desvantagem para os alunos, pois estes abdicam de consultar muitas vezes outro género de fontes, como por exemplo livros ou documentos, ficando assim com uma noção errada dos vários conteúdos.

    Em suma, pode-se assim dizer que a sociedade está cada vez mais dependente das novas tecnologias e isso incide também no mercado de trabalho, pois este exige cada vez mais qualificações específicas para se inserir no mesmo. Outrora, o analfabetismo era sinónimo de ausência de competências na área da escrita e da leitura, mas, hoje em dia, este conceito passou a ser designado num contexto diferente, caracterizando-se assim pela falta de conhecimentos e aptidões nas áreas tecnológicas - analfabetismo tecnológico.

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  9. Como foi referido, actualmente, vivemos numa sociedade saturada de informação, de novas tecnologias de informação e comunicação, de digitalização, de expansão de informação pelos mass media, uma sociedade em constantes mudanças, em que o que é novo hoje, amanhã já não é.
    Não podemos negar que as tecnologias mudaram mentalidades, reformularam o mercado de trabalho, criaram novas possibilidades de igualdade de oportunidades, permitiram expandir a informação e a comunicação em tempo real, mas como é sabido esta utilização constante das tecnologias também trouxeram aspectos negativos, e a escola, neste sentido, tem um papel fundamental para reeducar tanto crianças e jovens como os adultos, uma vez que o mercado de trabalho tem cada vez mais exigências e as pessoas têm de acompanhar as mudanças e adaptar-se aos novos métodos de trabalho, de forma a evitarmos a situação de analfabetismo tecnológico.
    Assim sendo, é imprescindível que a escola se prepare e encontre novos métodos de ensino, que adopte novas estratégias, que se adeqúe às novas exigências da sociedade e de quem a procura. É fundamental que a escola encontre métodos que cativem e que despertem a atenção dos seus alunos, reestruturando métodos de trabalho na sala de aula e novas formas de apresentação dos conteúdos.
    A escola precisa de se adaptar e de acompanhar a evolução das TIC, de acompanhar as mudanças da sociedade. Precisa de criar condições para que os professores possam ensinar e para que os alunos tenham interesse por aprender e se auto-educarem. A escola deve ter um papel orientador da educação e deve desenvolver valores e atitudes em relação às tecnologias numa atitude de aceitação, mas também de crítica.

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  10. El problema principal de la utilización temprana de los medios de comunicación por los niños se debe principalmente a la propia estructura vital que ha configurado la sociedad, el neoliberalismo cada vez se esta imponiendo más en una sociedad en la que las personas se condicionan en base a unos recursos económicos cada vez más dominantes para el desarrollo de cada persona, los horarios de trabajo son incompatibles con el horario de cuidado de los niños por ello su niñera o cuidadora por llamarlo de alguna forma es la “caja tonta”. A la cual hacen frente unos niños que apenas tienen un conocimiento fluido y complejo para entender y asimilar toda la información que en ella se presenta. Por ello no solo se tiene que educar en el aula sino también fuera de ella, crear una sociedad consciente de la sociedad actual, y no ensimismada en una realidad ficticia.
    Medios a los que no todos pueden acceder (televisión, internet, etc.) de tal manera que se establece una brecha digital entre diferente sociedades que se desarrollan aisladas al mundo de la comunicación un mundo que cada vez es más penetrante y influyente en el que como ha dicho algún compañero anteriormente se aprovechan de las emociones para dirigir sus recursos y sus finalidades a fomentar la atención de esos consumidores de los mass media.
    Por ello de manera más directa y eficaz desde mi punto de vista, es necesario generar una educación en nuevas tecnologías dentro del aula donde se desarrollen y fomenten valores de igualdad, de solidaridad, tolerancia, etc. Conocimientos que permitan posteriormente ser traspasados a la sociedad y de esta manera estaríamos contribuyendo a un aprendizaje significativo que se irá pasando por los propios usuarios de esos medios.

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  11. Na minha opinião, os Meios de comunicação fazem parte do quotidiano, estes reproduzem os nossos modos de pensar e de agir, intervindo nas nossas Decisões. Os processos de comunicação são um importante humanos para a educação, sendo assim Necessário conhecimento dois Meios diferentes ou se comunicar, um fim de você criticar e usufruir dos seus serviços. A sociedade é ficar sem carta de espaços nos saber Quais ou verticalmente flui para os alunos do professor assim como, as novas redes de mídia estão nas Instituições entram na escola, levantando novos climas percepção e construção do conhecimento. A sociedade já dispõe agências armazenamento instáveis e Divulgação Mais do que uma escola, este grande rivais com outras Autoridade assim como o rádio ea televisão, uma mensagem do tipo transformação rígida, não são transmitidos para nós Indispensabilidade Troux DE UMA nova forma comunicação. A forma tradicional de comunicação tornou-se meio "abominável", assim, uma Necessidade de existir outro tipo de linguagem de mais moderno, não só para os adultos como também para as crianças e adolescentes. Assim, os Novos Meios surgem comunicar mais atraente e mais adequada para cada contexto da sociedade com o conservadorismo em novo pensar das crianças e adolescentes.

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  13. Com o surgimento dos novos meios de comunicação, a relação entre o professor e o aluno está a ser posta em causa, devido á forma relaxada de como os professores tratam os alunos e vice-versa, assim como à diferente distribuição do poder, isto é, os estudantes com os recursos que hoje possuem podem questionar os conhecimentos do professor. Agora as tecnologias tornaram-se grandes demais para os instrumentos que a escola possui.

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  14. Como “tecnologia na educação” entende-se a concepção, desenvolvimento e implementação de técnicas e materiais (produtos) baseados nas TIC para promover a eficácia/ eficiência do ensino e contribuir para resolver os problemas educativos. O surgimentos destas NTICs ( Novas Tecnologias da Informação e Comunicação), possibilitou o surgimento da "sociedade da informação”, Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas. As novas tecnologias de comunicação levam a educação a uma nova dimensão. Esta nova dimensão é a capacidade de encontrar uma lógica dentro do caos de informações que muitas vezes possuímos, organizar numa síntese coerente das informações dentro de uma área de conhecimento.
    Hoje em dia todos nós, sejam jovens ou adultos, devem de estar preparados para a mudança tecnológica com que nos deparamos, pois a ela que proporciona a comunicação e linguagem do ser humano.

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  15. esta claro que actualmente vivimos en un entorno abanderado por los medios de comunicación, los cuales nos aportan información en algunos momentos correcta veraz y necesaria, y en otras muchas ocasiones esta información simplemente es deshechable.
    lo que yo me puedo plantear es tanto en los medios de comunicación como la televisión, radio, etc; como en la plataforma que nos ofrece internet, ¿hasta qué punto estamos formados y capacitados para filtrar tanto la información que nos interesa de la que no nos interesa? ¿somos capaces de debatir esta información?

    casi todos los medios que nos ofrecen información hoy en dia son unidireccionales y sin posibilidad de establecer una dualidad en que se pueda llegar a un dialogo o a una critica. el espectador, internauta, etc, es un ente activo a la hora de recibir informacíón, pero es un ente muy pasivo a la hora de poder reaccionar a esta información; no sólo me refiero a el aspecto de que este ni siquiera se plantee ni este formado para la reflexión, sino porque el medio tampoco nos da esa posibilidad.

    en cuanto a la capidad reflexiva y critica, esta claro que esta en el aire, y aunque vivamos en una sociedad alfabetizada creo que sigue siendo una sociedad pasiva, que no sólo se limita a utilizar todo su tiempo libre en consumir televisión, sino que ni siquiera se plantea la veracidad o la capacidad y la moralidad de todo lo que esta consumiendo audiovisualmente hablando.

    no podemos alejarnos ni aislarnos de los mass media, es parte ya de nuestra sociedad y tienen una gran influencia en lasocialización. no podemos dejarlos de lado pero tampoco podemos anexionarnos a ellos como si nada. hay algunos aspectos de estos medios que nos interesan y que pueden ayudarnos a encontrar nuevos metodos educativos y formas de mejorar la educación, esto no quiere decir que todos los niños deban tener un ordenador en clase (para nada), sino servirnos de ellos para mejorar la capacidad critica y reflexiva introduciendo la comprensión de la necesidad de estos puntos en referencia a los medios de comunicación.

    para terminar queria apuntar que a mi parecer es muy importante la aportacion que hacen todos estos medios, y que esta sociedad del conocimiento y de la información nos hace crecer como personas, como entes culturales y nos facilita la movilidad y el conocimiento; la unica pega como he dicho antes es aceptar todo el torrente de información como nos llega, no contrastar información y perder nuestros propios puntos de vista

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  16. Com tudo o que foi dito, gostaria de referir também que este intercâmbio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade de Salamanca, é prova de que a escola consegue, e deve, adaptar-se, e encontrar estratégias que cativem os alunos e que lhes dê a possibilidade de conhecer este mundo que nos rodeia de tcnologia. Provemos deste modo um diálogo sobre os meios de comunicação e a tecnologia em geral que nos permitiu conhecer outros pontos de vista.
    É indispensável termos uma unidade curricular de Tecnologia Educacional, de forma a nós, futuros educadores podermos e sabermos educar para o bom uso destas novas tecnologias, tanto em sociedade como no meio escolar.

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  17. como ha dicho nuestra compañera en el ultimo comentario esta actividad es un claro ejemplo de la buena utilizacion que se puede hacer de los medios de comunicacion y las tecnologías en general, sacando el máximo beneficio posible teniendo buenas prácticas y un buen conocimiento de los mismos.

    esta claro que con una buena mediacion en cuanto al aprendizaje del medio se podría hacer un mejor uso del mismo.

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  18. Leyendo todas las entradas me quedo con la que ha comentado nuestro ammigo Raúl y su teoría de la educación emocional. A mi no se me había ocurrido pero pienso que tiene toda la razón del mundo mundial. Es cierto que en la educación formal nos enseñan todo tipo de contenidos y conocimientos de las materias impartidas y nos "forman" para ser más competentes a la hora de conseguir titulaciones para un mejor puesto laboral. Pero como dice Raúl no estamos preparados para enfrentarnos a los diferentes trabas que se nos pueden ir dando en la vida como la pérdida de algún ser querido, desilusión ante aspectos afectivos, laborales o académicos...
    Existe un desequilibrio muy importante y a veces ves personas realmente muy inteligentes en aspectos académicos pero realmente "verdes" en las habilidades sociales o en la vida misma.
    Los medios de comunicación toman un papel muy importante en estas situaciones ya que muchas de éstas personas rellenan sus vacíos emocionales tragándose programas basura de televisión o series que solamente son eso, series. Adoptan posiciones pasivas solamente para no pensar o para no enfrentarse a la vida y aquí es donde toman importancia los medios de comunicación, modificando conductas y atrofiando los sentimientos de crítica.
    Gracias Raúl

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  19. Por ello, debemos plantearnos cómo introducir estos medios en el aula, sin que sean vistos como una estrategia de marketing, sin que los educadores nos convirtamos en agentes de venta de los medios de comunicación, donde vendamos series de televisión o páginas de Internet, sino que usemos las mismas para que nuestros alumnos reflexionen sobre ellas, para que desarrollen la razón y la imaginación, así como que expresen los sentimientos que les susciten, como exponeis anteriormente.

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  20. Por otro lado, debemos ir plantendonos preguntas para el foro globla, que os parece ésta:
    - ¿cómo podríamos introducir los medios en el aula, para que además de entretener contribuyan al aprendizaje de nuestros alumnos?

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  21. Una idea que se repite y me parece esencial y acertada es acceder como pedagogos al mundo de las tecnologías y los medios de una manera positiva. Para mí si algo caracteriza al Pedagogo (real), es su visión positiva de las personas y situaciones, que no es otra cosa que ver posibilidades, capacidades, potencialidades, caminos...donde otros sólo ven enfermedades, problemas, barreras... Como muchos comentáis, si únicamente nos centramos en ver lo negativo de las cosas es imposible que la creatividad a la hora de integrarlos en las aulas se manifieste.

    Otra idea que me ha parecido interesante es la de que el concepto de alfabetización actual debe incluir las nuevas tecnologías, así como la alfabetización audiovisual. Personas que solo sepan leer y escribir por tanto siguen entrando dentro del campo del analfabetismo ya que serían incapaces de codificar y descodificar información en otro tipo de lenguajes y medios. Otra idea importante es la que se ha comentado de que la educación en medios y tecnologías debe ampliarse a todos los campos de edad, ya que las personas adultas formas parte de esta sociedad y quizás sean ellos los que más problemas tengan a la hora de adaptarse a un mundo que cambia de manera acelerada.

    A parte de todas estas ideas con las cuales estoy totalmente de acuerdo yo haría hincapié en otra que ha salido pero que a mi modo de ver no se le ha dado la fuera suficiente. La idea a la que me refiero es que para analizar los medios y formar personas críticas ante ellos no sirve únicamente con conocer los lenguajes, las diversas tecnologías...sino que también implica conocer quién está detrás de ellos, quién los controla, qué intereses tienen, cuál es su finalidad...y en este aspecto nos meteríamos en todo lo relacionado con la globalización y el neoliberalismo, para lo cual es preciso una perspectiva histórica. Sin tratar estos temas una educación en medios me parecería incompleta.

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  22. OS RECUERDO:

    Finalizado el debate por grupos en cada uno de los micro-foros (Foro 1, Foro 2, Foro 3), cada grupo como tal creará o formulará 2 preguntas consensuadas entre todo el grupo del micro-foro y provocadas por el debate que habéis hecho. Debéis organizaros para ver como consensuáis las cuestiones a realizar a los miembros de los otros grupos y que deben llevar a seguir reflexionando en el FORO GLOBAL sobre medios de comunicación-educación.

    Mirar las dos entradas abiertas para el mismo foro y continuar en la inicial.

    IR PUES A LA OTRA ENTRADA

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  23. LEMBRO:

    Agora, finalizado o debate, cada grupo formulará 2 perguntas que terão de ser negociadas e estar de acordo com o debate que aconteceu no próprio grupo.
    Assim:
    - o grupo do forum 1 apresenta 2 perguntas;
    - o grupo do fórum 2 apresenta 2 perguntas;
    - e o grupo do fórum 3 apresenta 2 perguntas.

    Serão os elementos do próprio grupo que se devem organizar para chegar a um consenso quanto às questões que vão apresentar aos membros dos outros grupos no FORO GLOBAL sobre meios de comunicação e que devem suscitar renovado debate!

    Ir para outra entrada

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  24. Ahí van mis dos preguntas:

    1 ¿Sería posible la formación de "consumidores" de medios de comunicación críticos?

    2 ¿Cómo podríamos motivar a nuestros alumn@s a absorver unicamente la información útil y fomentar actitudes críticas ante los medios?

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  25. En primer lugar:
    - Teniendo en cuenta la gran influencia a la cual estan sometidas las diferentes personalidades de casi toda la sociedad, basandose en marcas, formas, colores, modelos, estilos, que realmente no es mas que una fachada de fines comerciales, llegando a crear una gran variedad de personalidades, desencadenamiento de actos, etc...

    ¿Es posible dar lugar a una "revolución" educativa, donde se proporcione una educación para hacer libre a la persona de todas estas manipulaciones, actuando sobre los medios, canales por los que distrubuyen sus ideas?

    ¿Sería efectivo desvelar a toda la sociedad, los trucos que utilizan los medios de comunicación con fines comerciales, para inculcar un uso puramente educativo desde las escuelas?

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  26. Darle cera ahi a las preguntas chicas / os. Tenemos que hacer la selección.

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  27. A continuación voy a exponer las dos preguntas que he sugerido a mi grupo:
    - ¿es posible introducir los medios de comunicación en el aula para que contribuyan al aprendizaje del alumno y les enseñe a ser críticos con ellos, eliminando las manipulaciones que provocan en las personas?
    - ¿ cómo deberíamos formar a los docentes para que de más cabida en sus aulas a las Nuevas tecnologías y forme ciudadanos reflexivos con ellos?

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  28. mis dos preguntas:
    - teniendo en cuenta que las nuevas tecnologías están cada día más presentes en los centros educativos: ¿crees que la utilización de estas tecnologías en los primeros cursos de la escolarización obligatoria es beneficioso o perjudicial para el desarrollo cognitivo del alumno?

    - ¿crees que la preparación docente actual es suficiente para poder incorporar los medios tecnológicos correctamente en el aula?

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  29. ATENCIÓN:

    POR FAVOR no escribáis más en este apartado del FORO 2. Hace ya un tiempo este apartado estaba cerrado y como ponía días atrás, debías escribir en el inicial, una vez subsanado el problema técnico en la red.
    FINNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNN.

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